Que nem limão

Que nem limão

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Minha experiência com o coletor menstrual ou olha o que é o estudo né, gente?

Sempre fico impressionada com as facilidades da vida. Não compartilho de nenhuma nostalgia romântica em relação a épocas anteriores. Por isso que eu fico feliz toda vez que inventam alguma coisa que melhora meu dia a dia. E o coletor menstrual é uma dessas coisas.

Faz uns dois anos que eu ouvi falar sobre ele. Li, entrei em sites que vendiam, vi vídeos no youtube. Mas demorei a aderir à ideia. Porque eu não achava que ia conseguir usar. Nunca me adaptei com absorvente interno porque sempre tive medo que se perdesse no buraco negro que eu imaginava possuir. 

Bom, eu menstruei pela primeira vez com quase 14 anos. Tarde, se comparada às minhas amigas. E eu tinha tanta, mas tanta vergonha que não tinha coragem de falar a palavra menstruação. Escrevi uma carta para minha mãe contando, de vergonha de dizer. Falando em carta, uma amiga minha  tem uma minha guardada em que eu contava que tinha menstruado, mas sem usar a palavra e ela disse que foi um desafio decifrar minha mensagem. Aliás, eu conheço muita gente que não fala MENSTRUAÇÃO. Dizem que acham feio. Eu sempre achei feio dizer "chico", "naqueles dias" ou qualquer outro apelido. Não sei dizer quando, mas chegou um momento que eu comecei a falar sem nenhum constrangimento. 

Mas vamos ao coletor. Comprei o meu ano passado, acho na metade do ano. Quando vi aquele copinho de silicone eu pensei: eu não vou ter coragem de colocar. E se não conseguir tirar? E se eu tiver que ir num pronto socorro? De novo aquela ideia de buraco negro. O fato é que tentei. Colocar o coletor depende de você saber como dobrá-lo. E não tem só um jeito. Eu dobrei da forma como era indicado no manual. Resultado: vazou, porque eu não consegui colocar até ele se abrir e encaixar no colo do útero. Fiquei frustrada. Me senti realmente mal, com a sensação de que eu não conhecia meu corpo, que eu não era capaz de usar um artefato que parecia ótimo Eu realmente queria usar. Aí você pode perguntar: por que você queria tanto usar?

São alguns motivos: meu fluxo menstrual sempre foi intenso. Por isso eu sempre vazei. Mesmo tomando cuidado, acontecia com uma frequência maior do que eu era capaz de controlar. E eu li que o coletor era bom porque você passava a ter uma ideia melhor de quanto menstrua. O absorvente faz a gente pensar que está tendo uma hemorragia, pois, na verdade, tem um poder pequeno de absorção. 

E eu viajo muito. Horas sentada, viagens de nove horas de ônibus já fizeram parte do cotidiano. E não é só o problema da viagem, mas dos banheiros que você tem que frequentar quando viaja. É muito trabalhoso se equilibrar para trocar um absorvente. E se limpar decentemente. E a gente se suja. A menos que você tenha um fluxo  pouco intenso, poucas coisas incomodam mais do que a lambança que você faz para se limpar quando está menstruada. É isso mesmo. Se você só usar papel higiênico, vai levar sangue até pro rego. E isso não é engraçado. É muito chato. 

Questão do cheiro. As pessoas tem nojo do sangue da menstruação porque ele é fedido. E a verdade é que um absorvente é uma coisa bem nojenta mesmo. Como eu disse, ele não absorve de fato e você, dependendo do fluxo, fica com aquele sangue em contato com a sua pele e, novamente, com sangue até no rego. Quando você vai ao banheiro, não é nada agradável. 

O resumo da história: usar absorvente é uma merda e me ofereceram uma opção que parecia mais prática, mais higiênica e mais segura. Umas três ou quatro amigas minhas usavam e falavam que era muito fácil. Com algumas delas eu sou sincera o bastante para ter contado minha frustração por ter tido medo de usar. Meu sentimento de inadequação em relação ao meu corpo. E uma delas me disse uma coisa que me impressionou muito. Ela me contou que minha buceta não era um buraco negro. E que eu não corria o risco de perder o coletor lá dentro. Como se não bastasse, ela fez um vídeo me explicando a dobra que tinha dado certo pra ela. Fica o conselho pra vida, gente: tenham uma Bianca. Faz muita diferença.

Então, munida das palavras e ensinamentos da Bianca, na minha última menstruação, resolvi tentar. E...deu certo! E no primeiro dia eu já adorei a ideia. Como eu estava em casa trabalhando, eu podia volta e meia tirar o coletor e ver a quantidade sangue que tinha saído, desde o primeiro dia de menstruação até o último, para eu ter uma ideia de quantas horas eu posso ficar com ele. E digo: nem nos dias mais intensos de fluxo, o copinho ficou mais cheio do que a metade. Ou seja, eu podia tranquilamente colocar de manhã, e tirar à noite na hora do banho, e aí colocar no banho novamente e retirar pela manhã, tudo isso com o que eu considero muito mais higiene do que um absorvente.

E por que eu achei tão vantajoso? Vou enumerar as razões:
1. O sangue que fica no coletor não tem cheiro de nada além de...Sangue! Diferente do sangue do absorvente que tem aquele cheiro desagradável. Como no coletor o sangue não tem contado com o ar, ele não fede. Fica ali quentinho e quando você tira o coletor, não espirra sangue para todos os lados, fica no copinho, pronto para você jogar no vaso sanitário ou no ralo mesmo. 
2. Se você colocar seu coletor no banho, ao se enxugar você não vai precisar tomar todo o cuidado para não sair pingando do chuveiro e eventualmente sujar sua toalha. Aliás, nunca conversei sobre isso com ninguém: é uma droga se secar depois do banho quando você tá menstruada. Com o coletor, você se seca sem precisar de cuidados extras.
3. Você não sente ele durante o dia, o que não acontece com o absorvente normal. 
4. Você não fica úmida durante o dia, o que não acontece com o absorvente normal. 
5. Você não gasta meio rolo de papel de higiênico cada vez que vai ao banheiro fazer xixi. A cada xixi, usando o coletor, vai sair só xixi mesmo. 

E finalmente:

6. Sangue até no rego: NEVER MORE.

Algumas pessoas acham esquisito usar o coletor. As que eu conversei perguntaram sobre o contato com o sangue. Se você cuidar direitinho, na hora de tirar, o sangue não vai escapulir e você não precisa tocar nele. Mas como eu disse, é um sangue normal. Ele tem uma viscosidade maior, até porque ele é escamação do endométrio, mas o que pode ter de nojento no seu endométrio? 

Você vai ter um contato maior com o que cientificamente a gente chama de assoalho pélvico (e popularmente de a parte interna da buceta). Talvez esse seja um problema maior. Talvez seja por isso que o coletor tenha ido parar nas pautas feministas. Talvez tenha a ver com o fato de que as mulheres ainda têm uma limitação em relação ao próprio corpo a ponto de terem resistência a investigarem seus buraquinhos. 

Além do quê, o nojo da menstruação e a repulsa em relação a ela também fazem parte da pauta feminista, pois estão relacionados à uma demonização da sexualidade feminina. Coisas como: não poder fazer um bolo menstruada, porque não vai crescer, ou uma mulher menstruada não poder sentar na cama de uma mulher grávida, porque esta pode perder o neném, e por aí vão as crendices que resultam dessa demonização. E vejam, eu com 32 anos tinha medo de colocar o meu lá dentro. Precisou uma outra mulher me contar que eu não corria esse risco. Então, cá estou contando para quem quiser ler esse texto.

Minha conclusão sobre o uso do coletor depois dessa experiência maravilhosa de higiene menstrual é: eu queria dar um abraço em quem inventou, pois é um objeto flexível, de fácil limpeza e reaproveitável por até dez anos.

Por isso que eu digo: olha o que é o estudo, né, gente?

Edição: Eis o vídeo maravilhoso



4 comentários:

  1. coletor menstrual <3

    a vida depois desta descoberta é muito melhor. e concordo com todas as vantagens que você enumerou.

    e esse vídeo da bianca é excelente. eu faço uma dobra diferente, mas tentarei esta na próxima.

    ResponderExcluir
  2. Quero ver o vídeo porque já tentei usar infinitas vezes e não consegui! Adorei o texto, by the way.😘❤️

    ResponderExcluir